7.2 -
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
Forquilha de engate da 1a, 4a- 2a, 3a vel.
29
30
31
32
 Spare parts catalogue
Importante
As referências em negrito deste capìtulo indicam que as peças citadas não estão presentes nas imagens ao lado do texto, mas devem ser localizadas nesta vista explodida.
Desmontagem do grupo da caixa de velocidades
 
Extraia os pernos guia das forquilhas (30).
Desloque as forquilhas (28) e (29) de modo a libertá-las das aberturas do tambor selector (34).
Extraia o tambor (16) de comando das forquilhas, prestando atenção aos calços (31) e (27) montados que não devem ser invertidos.
Uma vez retirado, é possìvel substituir os rolos especiais (13).
Retire as forquilhas (29) e (28) de engate das velocidades.
Retire o eixo primário (2) e o eixo secundário (25) da caixa de velocidades juntamente com as engrenagens, tendo cuidado para não danificar as anilhas de calço situadas nas extremidades.
Se estiverem montados, retire das extremidades do eixo primário (2) e secundário (25), os anéis internos (A) dos rolamentos (Secção 9 - 9.2, Abertura do semi-cárter).
Decomposição dos eixos da caixa de velocidades
Coloque o eixo num torno para facilitar as operações de desmontagem.
Importante
Tenha cuidado para não inverter os calços quando efectuar a montagem:
isto poderia provocar encravamentos durante a utilização do comando, com a consequente necessidade de reabertura dos cárteres do motor.
Decomposição do eixo secundário
Retire do eixo secundário a anilha de calço (26) do lado da corrente e a anilha de calço (15) do lado da embraiagem.
Extraia a engrenagem conduzida da primeira velocidade (18) e o respectivo rolamento de agulhas (17) e o calço (19).
Retire a engrenagem conduzida da quinta velocidade (20).
Utilizando duas chaves de fendas, retire o anel elástico (7) de retenção do próprio alojamento, tendo cuidado para não danificar a superfìcie do eixo.
Retire o anel elástico (7) e a anilha estriada (6).
Retire a engrenagem conduzida da quarta velocidade (21), o respectivo rolamento de agulhas (4) e a anilha estriada (12).
Retire a engrenagem conduzida da terceira velocidade (22), o respectivo rolamento de agulhas (4) e a anilha estriada (6).
Remova o anel elástico (7) e retire a engrenagem conduzida da sexta velocidade (23).
Remova o anel elástico (7), retire a anilha estriada (6) e a engrenagem conduzida da segunda velocidade (24).
Extraia o rolamento de agulhas (4) e o calço (3) para tirar todos os elementos do eixo secundário (25) deixando-o completamente descoberto.
Decomposição do eixo primário
Retire do eixo primário a anilha de calço (11) do lado da corrente e a anilha de calço (1) do lado da embraiagem.
Retire a engrenagem condutora da segunda velocidade (10). Retire o anel elástico (7) e a anilha estriada (6)  com duas chaves de parafusos.
Importante
Durante a extracção do anel elástico (7), tenha cuidado para não danificar a superfìcie do eixo.
Retire a engrenagem condutora da sexta velocidade (9) com o respectivo rolamento de agulhas (4). Retire o anel elástico (7) e a anilha estriada (6).
Retire a engrenagem principal da terceira e quarta velocidades (8).
Retire o anel elástico (7) e a anilha estriada (6).
Retire a engrenagem condutora da quinta velocidade (5) com o respectivo rolamento de agulhas (4).
Retire o calço (3) do eixo primário (2).
Revisão da caixa de velocidades
Controle as condições dos dentes de engate frontal das engrenagens que devem estar em perfeito estado, com as arestas vivas.
As engrenagens livres devem rodar livremente nos seus eixos.
Na remontagem, tenha em atenção o correcto posicionamento das anilhas de retenção.
Verifique o estado de desgaste dos rolamentos de agulhas.
As roscas e as ranhuras dos eixos devem estar em perfeitas condições.
Verifique também o estado das peças que compõem o mecanismo de engate das velocidades.
Engate as velocidades e verifique se existem emperramentos no comando da caixa de velocidades (forquilha-canal da engrenagem e pino da forquilha-canal do tambor selector) provocados por folgas axiais erradas. Restabeleça estas folgas adicionando calços nos eixos da caixa de velocidades e no tambor selector colocando anilhas de calço adequadas.
As folgas axiais totais dos eixos e do tambor da caixa de velocidades estão indicadas na Secção 3 - 1.1, Caixa de velocidades.
Inspecção das forquilhas de selecção das velocidades
Inspeccione visualmente as forquilhas de selecção das velocidades. Todas as forquilhas que estiverem dobradas deverão ser substituìdas, visto que podem provocar dificuldades no engate das velocidades e o desengate repentino sob carga.
Com um espessìmetro, verifique a folga de cada forquilha na ranhura da própria engrenagem.
Se o limite de serviço for ultrapassado, verifique se é necessário substituir a engrenagem ou a forquilha, consultando os limites de serviço de cada peça (Secção 3 - 1.1, Caixa de velocidades).
Inspecção do tambor de comando das forquilhas
Determine a folga existente entre o perno de accionamento da forquilha e a cavidade no tambor selector, medindo os dois valores com um calibre.
Se o limite de serviço for ultrapassado, estabeleça, comparando com os valores dos componentes novos, qual a peça que deve ser substituìda (Secção 3 - 1.1, Caixa de velocidades).
Verifique também o estado de desgaste dos pernos de suporte do tambor; não devem apresentar sulcos, rebarbas ou deformações.
Controle a folga radial existente, rodando o tambor no cárter. No caso de folga excessiva, substitua o componente mais gasto.
Recomposição dos eixos da caixa de velocidades
A Fig. 1 mostra todos os componentes que devem ser instalados no eixo primário (2), com os calços (1) e (11) de extremidade calculados (Secção 9 - 9.2, Remontagem dos semi-cárteres).
A Fig. 2 mostra todos os componentes a instalar no eixo secundário (25), com na extremidade os calços (15) e (26) calculados (Secção 9 - 9.2, Remontagem dos semi-cárteres).
Volte a montar as engrenagens nos eixos da caixa de velocidades efectuando as operações indicadas para a decomposição, na ordem inversa.
É necessário prestar muita atenção na montagem das engrenagens livres. Mostramos o exemplo da montagem das engrenagens da 3a e 4a velocidades e dos relativos componentes de fixação no eixo secundário.
Instale o anel elástico (7) verificando se fica completamente inserido no alojamento do eixo. É recomendável utilizar um tampão tubular com dimensões adequadas para empurrar o anel.
Introduza no eixo a anilha de três pontas (6) até entrar em contacto com o anel elástico que acabou de ser instalado.
Lubrifique abundantemente o rolamento de agulhas (4) com a massa recomendada e coloque-o no alojamento abrindo-o o necessário para introduzi-lo no eixo.
Monte a engrenagem da 3a velocidade (22).
Instale na engrenagem a anilha de três pontas (12), que pode ser diferenciada da outra (6) pelo diâmetro externo maior.
Instale um outro rolamento de agulhas (4) seguindo as instruções já fornecidas.
Monte a engrenagem da 4a velocidade (21).
Introduza no eixo uma outra anilha de três pontas (6) e um outro anel elástico (7). Empurre-o para o lugar utilizando o tampão anteriormente usado.
Remontagem do grupo da caixa de velocidades
Para a remontagem dos componentes do grupo da caixa de velocidades, siga o quanto indicado na Secção 9 - 9.2, Fecho dos semi-cárteres em relação ao fechamento dos cárteres do motor.
Como verificação prática final, verifique se, com a caixa de velocidades em ponto morto, os engates frontais (A) das engrenagens corrediças (B) estão equidistantes, de ambos os lados, em relação aos engates correspondentes das engrenagens fixas (C).
Verifique também se, engatando as velocidades, existe sempre uma folga mìnima entre a forquilha (D) e a respectiva cavidade (E) correspondente na engrenagem corrediça (B).
 
Volte a montar a tampa do alternador e o alternador completo
 
1