3 -
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
 Spare parts catalogue
Importante
As referências em negrito deste capìtulo indicam que as peças citadas não estão presentes nas imagens ao lado do texto, mas devem ser localizadas nesta vista explodida.
Desmontagem da bomba do travão hidráulico dianteiro
Atenção
O fabricante da bomba do travão, considerando a grande importância em termos de segurança deste componente, recomenda que não intervenha de forma nenhuma no interior da bomba. Uma revisão efectuada incorrectamente pode pôr em sério risco a segurança do piloto e do passageiro.
As operações de substituição devem limitar-se, para a bomba, à alavanca de comando, ao grupo do depósito com os respectivos componentes de fixação e à fixação da bomba.
 
Notas
Para o sistema do travão dianteiro ABS, consulte também as Secções 7 - 5, Informações de funcionamento do sistema ABS, Secção 7 - 6, Componentes do sistema e Secção 7 - 7, Manutenção dos componentes ABS.
 
Desaperte o parafuso especial (3), recuperando as juntas de vedação (4) e libere o grupo da bomba do travão dianteiro (1) do tubo (24).
Desaperte os parafusos (15) de fixação do terminal (12) e retire o grupo da bomba do travão dianteiro (1) do guiador.
Para a decomposição dos componentes do grupo da bomba (1), siga as indicações da vista explodida no inìcio do capìtulo.
Remontagem da bomba do travão hidráulico dianteiro
Insira o grupo da bomba do travão dianteiro (1) no lado direito do guiador até colocar a borda interna do terminal em correspondência do punção (A).
Posicione o terminal (12) no guiador, introduzindo os parafusos (15).
Aperte os parafusos (15) de fixação a um binário de 10 Nm ± 10% (Secção 3 - 3, Binários de aperto do subchassi), procedendo com a sequência 1-2-1, partindo do parafuso superior.
Posicione o tubo (24) com as juntas de vedação (4) no grupo da bomba (1) e fixe-o com o parafuso especial (3) sem apertá-lo.
Atenção
O posicionamento incorrecto pode provocar mau funcionamento do sistema e pode interferir com as partes em movimento da moto.
Oriente o tubo (24) como indicado na figura, depois aperte o parafuso especial (3) a um binário de aperto de 23 Nm ±10% (Secção 3 - 3, Binários de aperto do subchassi).
Para o posicionamento do tubo (24) e das braçadeiras de aperto do tubo, respeite o quanto indicado na Secção 7 - 6, Posicionamento das cablagens/tubagens flexìveis.
 
Operações de manutenção
Atenção
O lìquido utilizado no sistema de travagem, para além de danificar a tinta, é extremamente perigoso se entrar em contacto com os olhos ou com a pele. Em caso de contacto acidental, lave a zona contaminada com água abundante e consulte um médico, se necessário.
 
Para todas as operações de manutenção (controlo do desgaste e substituição das pastilhas do travão, substituição do lìquido dos travões, etc.), veja a Secção 4 - 3, Operações de manutenção.
Desmontagem do sistema de travagem dianteiro
Notas
Para o sistema do travão dianteiro ABS, consulte também as Secções 7 - 5, Informações de funcionamento do sistema ABS, Secção 7 - 6, Componentes do sistema e Secção 7 - 7, Manutenção dos componentes ABS.
 
Desaperte o parafuso especial (3), recuperando as juntas de vedação (4) e libere o grupo do cilindro mestre do travão dianteiro (1) do tubo (24).
Desaperte os parafusos (C) e retire a protecção (B).
Desaperte o parafuso (16) e retire a tubagem do travão (13) dianteiro do grampo (17) na base de direcção.
Retire a protecção do tubo do travão dianteiro (D), desapertando os parafusos (E).
Desaperte os dois parafusos (21) de fixação da pinça esquerda do travão dianteiro (9) à jarra da forquilha.
Efectue a mesma operação para a pinça direita do travão (18).
Desaperte os parafusos especiais (19) e (25) e recupere em ambas as pinças e as juntas de vedação (4).
Separe as pinças dianteiras do travão do tubo (13) e (20).
Desmontagem dos discos do travão
Os discos dianteiros são compostos por uma parte fixa à jante da roda e por uma faixa de travagem. Em caso de substituição do disco, é necessário substituir ambos os componentes.
 
Retire a roda dianteira (Secção 7 - 1, Desmontagem da roda dianteira).
Desaperte os parafusos (5) de fixação do disco à roda e retire o disco (7) e, no lado esquerdo, a roda fónica (6).
Revisão dos componentes do travão dianteiro
Importante
O fabricante da bomba do travão, considerando a grande importância em termos de segurança deste componente, recomenda que não intervenha de forma nenhuma no interior das pinças. Uma revisão efectuada incorrectamente pode pôr em sério risco a segurança do piloto.
 
As operações de substituição devem limitar-se, para as pastilhas, aos componentes de fixação e ao grupo de purga.
Para a substituição dos componentes acima indicados, consulte a vista explodida no inìcio do capìtulo.
O disco do travão deve estar perfeitamente limpo, sem ferrugem, óleo, gordura ou qualquer outro tipo de sujidade e não deve apresentar riscos profundos.
Para o controlo do estado de desgaste dos discos do travão, respeite os dados indicados na Secção 3 - 1.1, Travões hidráulicos.
Remontagem dos discos do travão
Quando proceder à remontagem do disco na jante, limpe perfeitamente as superfìcies de apoio e aplique um trava-roscas médio nas roscas dos parafusos de fixação (5).
Actuando no lado esquerdo, posicione a roda fónica (6).
Aperte os parafusos (5) de fixação do disco (7) do travão à roda, seguindo a sequência 1-3-5-2-4.
Aperte os parafusos (5) a um binário de 25 Nm ±5% (Secção 3 - 3, Binários de aperto do subchassi).
Proceda à remontagem da roda na moto (Secção 7 - 1, Remontagem da roda dianteira).
Remontagem do sistema de travagem dianteiro
Durante a remontagem do sistema, preste particular atenção à orientação das uniões do tubo (24) na bomba e dos tubos (13) e (20) nas pinças (9) e (18).
Atenção
Uma tubagem mal posicionada pode provocar o funcionamento irregular do sistema de travagem e interferir com as partes em movimento da moto. Respeite a orientação apresentada na figura.
A fixação do tubo do travão na pinça ou na bomba deve ser feita interpondo na união as respectivas juntas de vedação (4).
Após ter orientado a união da tubagem (24), aperte o parafuso (3) a um binário de 23 Nm ±10% (Secção 3 - 3, Binários de aperto do subchassi).
Após ter orientado as uniões das tubagens (13) e (20) nas pinças dianteiras do travão (18) e (9) aperte os parafusos especiais (19) e (25) a um binário de 23 Nm ±10% (Secção 3 - 3, Binários de aperto do subchassi).
Notas
Preste atenção que na pinça esquerda do travão (9) estejam montadas a união do tubo (13) no interior e a união do tubo (20) no exterior.
Insira a pinça esquerda do travão (9) no disco.
Aplique massa prescrita nos parafusos (21).
Introduza manualmente os parafusos (21) para fixar as pinças às jarras da forquilha.
Accione a alavanca do travão duas ou três vezes, de modo a permitir que o circuito fique sob pressão e colocar, assim, as pastilhas em contacto com o disco do travão.
Efectue a mesma operação para a montagem da pinça direita do travão (18).
Mantenha a alavanca puxada na direcção do manìpulo e, simultaneamente, aperte os parafusos (21) da pinça a um binário de 45 Nm ±5% (Secção 3 - 3, Binários de aperto do subchassi).
Volte a montar a protecção do tubo do travão dianteiro (D), introduzindo e apertando a um binário de 3,5 Nm ±10% (Secção 3 - 3, Binários de aperto do subchassi) os parafusos (E).
Aplique massa prescrita nos parafusos (16).
Posicione a tubagem do travão (13) dianteiro no grampo (17) no guarda-lamas, fixando-a com o parafuso (16).
Aperte o parafuso (16) a um binário de 10 Nm ±5% (Secção 3 - 3, Binários de aperto do subchassi).
Para o posicionamento dos tubos (13), (20), (24) e das braçadeiras de aperto do tubo, respeite o quanto indicado na Secção 7 - 6, Posicionamento das cablagens/tubagens flexìveis.