5 -
Princìpio de funcionamento
O sistema de travagem ABS Ducati prevê a gestão separada dos dois sistemas de travagem, dianteiro e traseiro. Para o que se refere ao mecanismo de funcionamento, unido à cada roda é instalado um gerador de impulsos (roda fónica), caracterizado por uma coroa circular com aberturas. No pé esquerdo da forquilha dianteira e na placa porta-pinça do travão traseiro estão aplicados sensores com efeito HALL que, com a moto em funcionamento, lêem os dentes e os vales na roda fónica, detectando deste modo a velocidade instantânea das rodas. Estes sensores transferirão os dados à unidade electrónica ABS na qual é colocado um software dotado de um particular algoritmo de controlo desenvolvido pela Ducati. O software confronta a velocidade média do veìculo com aquelas instantâneas detectadas nas rodas e em seguida avalia as derrapagens. Caso, na presença de uma determinada pressão imposta pelo condutor na pinça do travão, sejam superados os limites dos valores de controlo, a unidade electrónica intervirá hidraulicamente no circuito de travagem envolvido no bloqueio inicial. O dispositivo é capaz de modular a pressão na pinça através de um sistema de electroválvulas que primeiramente impedem uma ulterior elevação da pressão hidráulica (fechamento da válvula EV), e em seguida causam uma redução da mesma pressão (abertura da válvula AV). A abertura da válvula AV ocorre através de um conjunto de impulsos (intervalo entre dois impulsos sucessivos inferior a 10 milisegundos) de modo a reduzir a pressão gradualmente. Em seguida, uma vez que a roda recomeçará a girar por efeito da menor acção de travagem e a sua velocidade de rotação terá atingido aquela de referência, a válvula de escape AV será fechada.
Simultaneamente será reaberta a válvula de entrada EV, restabelecendo a função activa do sistema de travagem. A unidade electrónica ABS é capaz de reconhecer e modular com segurança a travagem nas três diversas condições de: asfalto seco (alta aderência), asfalto molhado ou viscoso (escassa aderência) e asfalto irregular. O sistema ABS não é efectuado para velocidades do veìculo inferiores a 5 km/h.
A seguir é indicado o esquema de funcionamento do sistema ABS.
 
O sistema ABS é composto, do ponto de vista hidráulico, por um sistema primário (da bomba à unidade electrónica e da unidade electrónica à pinça) e por um sistema secundário (inteiramente interno à unidade electrónica). A seguir é indicado o esquema de funcionamento hidráulico do sistema ABS.
Legenda do esquema hidráulico ABS
Informações de funcionamento do sistema ABS
O sistema baseia o próprio funcionamento na análise dos sinais de velocidade da roda dianteira e traseira; faltando ao menos um de tais sinais, o sistema é desactivado automaticamente.
Notas
Quando a unidade electrónica ABS detecta defeitos no sistema de gestão electrónica do sistema, sinaliza o seu mau funcionamento através do acendimento da apropriada luz indicadora de sinalização no painel de instrumento e restabelece o normal funcionamento do sistema de travagem tradicional sem ABS.
As avarias hidráulicas relativas ao sistema de travagem e aquelas não directamente ligadas ao sistema ABS (ex.: pastilhas do travão desgastadas) não podem ser detectadas pela unidade electrónica ABS.
 
Importante
O sistema baseia o próprio funcionamento na leitura das duas velocidades dianteira e traseira; Portanto, preste bastante atenção para não danificar as rodas fónicas e os relativos sensores de velocidade quando desmontar as rodas ou trabalhar próximo de tais particulares; os danos às rodas fónicas podem prejudicar o correcto funcionamento do sistema e causar perigosos mau funcionamentos.
Diagnóstico ABS
O diagnóstico previsto na unidade electrónica ABS 8M verifica através de análises do hardware / software a funcionalidade dos principais componentes do sistema, mas não é capaz de modificar os parâmetros de funcionamento do sistema ABS. O instrumento de diagnóstico DDS é ligado através de um apropriado cabo ao conector (A) dedicado à comunicação com a unidade electrónica ABS, situado embaixo do assento da moto. O cabo de ligação entre o tester e a unidade electrónica ABS também possui um outro terminal com 2 pinças de polaridade positiva e negativa que devem ser aplicadas à bateria do veìculo para permitir a alimentação do tester e a comunicação com a mesma unidade electrónica ABS.
Entrando no menu de AUTO-DIAGNÓSTICO do instrumento DDS, ocorre seleccionar o modelo de sistema ABS e esperar o carregamento da configuração correcta para a análise da configuração escolhida do veìculo. Após ter efectuado a ignição do veìculo, o tester entra em comunicação com a unidade electrónica ABS.
Passados nesta configuração, é possìvel seleccionar e visualizar algumas parâmetros e estados relativos à unidade electrónica ABS e as informações relativas à mesma.
No caso especial no qual a unidade electrónica ABS sinaliza ao tester de ter memorizado erros diagnosticados antes desta secção de teste ou sinaliza a presença de erros diagnosticados no momento do teste, é indicado ao usuário tanto no vìdeo quanto por meio de uma mensagem acústica, um alarme apropriado.
Através do menu INFO, é possìvel ler o número de identificação da unidade electrónica ABS precedido da escrita ID ECU.
Selecção da função “Leitura dos parâmetros e dos estados”
Seleccionando esta função, o tester permite visualizar os parâmetros e os estados do ABS enumerados a seguir:
 
Parâmetros visualizáveis
 
Estados visualizáveis
Visualiza o estado da entrada analógica da unidade electrónica ABS reservada ao pedido de desligamento da estratégia (1 estado a Uz, 0 estado a GND).
 
Selecção da função “Leitura Erros”
Seleccionando esta função, o tester informa ao usuário sobre a lista dos erros presentes na memória da unidade electrónica ABS, indicando se o erro foi memorizado em precedência ou se o erro é sinalizado actualmente. Após uma breve descrição sobre o tipo do diagnóstico, é possìvel ler: a escrita MEM indica ao usuário que o erro foi memorizado em precedência pela unidade electrónica ABS, mas na actual secção de teste não foi verificado. Se ao lado da descrição do erro diagnosticado aparecer a escrita ACT, o erro é actual, ou seja, foi verificado durante esta secção de teste.
Notas
A sinalização ACT indica que o erro foi diagnosticado durante a actual secção de teste, mas a sinalização pode vir a não coincidir em todos os casos com a efectiva presença do erro no momento da sinalização. Por ex.: desligando o sensor para a medição da velocidade da roda dianteira é visualizado ACT ao lado da descrição do erro, mas voltando a ligar o sensor, mesmo tendo terminado a causa do diagnóstico, permanece activa a escrita ACT, pois o ABS efectua uma nova verificação no funcionamento do sensor no próximo desligamento /ignição do veìculo. Portanto, aconselha-se após as intervenções no sistema ABS efectuar sempre uma operação de ignição / desligamento no veìculo, com fechamento e reabertura da comunicação entre o instrumento de diagnóstico e a unidade electrónica ABS antes de voltar a verificar a lista actualizada dos erros do ABS.
 
A seguir são indicadas todas as siglas dos erros visualizados:
Plausibilidade do sinal fornecido pelo sensor de velocidade dianteiro
Plausibilidade do sinal fornecido pelo sensor de velocidade traseiro
Plausibilidade na diferença de velocidade entre a roda dianteira e a roda traseira
Mau funcionamento do sistema de alimentação da unidade electrónica ABS
Selecção da função “Informações do sistema ABS”
Seleccionando esta função, o tester informa ao usuário sobre os dados de identificação do sistema ABS, entre os quais a Referência do fornecedor, a Versão do Software e o BARCODE.
ex.:
Ref. Fornecedor: DUCM696
Versão do Software: 67890
Bar Code Data: HQOJM98200RA
Desactivação do sistema ABS
Siga o procedimento indicado na Secção 6 - 5, Função desactivação ABS.
Atenção
Caso a roda dianteira do veìculo permaneça levantada por longo tempo durante a marcha, a diferença de velocidade detectada nas duas rodas provoca uma falha no funcionamento do ABS (com acendimento da luz indicadora) e causa a impossibilidade por parte da unidade electrónica de estabelecer uma velocidade de referência.
 
 
1