7 -
Introdução ao sistema “Hands Free”
O sistema Hands free, literalmente “mãos livres“, permite acender a moto sem utilizar fisicamente a chave. É suficiente, de facto, que a mesma esteja próxima da moto, por exemplo no bolso do piloto, para poder utilizar o veìculo.
Em relação aos tradicionais blocos de arranque, portanto, o sistema Hands free permite ter a completa liberdade manual durante as normais operações (ignição/desligamento do painel de instrumentos e do motor) e permite inserir/desinserir a tranca de direcção e abrir/fechar a tampa do depósito eléctrico (opcional) sem utilizar a chave.
 
A tranca de direcção eléctrica utilizada pelo sistema Hands free pára o guiador seja na posição toda à direita, seja na posição toda à esquerda, permitindo uma maior versatilidade de estacionamento da moto.
 
Os componentes do sistema Hands free são os seguintes:
-
Sistema Hands free com botão integrado para ignição e desligamento do painel de instrumentos e activação e desactivação da tranca de direcção eléctrica (a seguir indicado como “Botão ou comutador de ignição/desligamento”)
-
-
-
-
-
 
O sistema Hands free é ligado aos outros calculadores (unidades electrónicas) da moto e ao painel de instrumentos através da linha CAN. Através desta ligação, o sistema é capaz de habilitar o arranque (chave presente e reconhecida) ou de desabilitá-lo (chave ausente ou não reconhecida - função immobilizer). No painel de instrumentos (dashboard) são visualizadas as eventuais mensagens de informação, como o aviso de bateria descarregada da chave ou a ausência da própria chave.
Princìpio de funcionamento
Introdução
O sistema Hands free apresenta dois botões de ignição/desligamento que podem ser utilizados indiferentemente. Por motivos práticos, convém utilizar aquele colocado no guiador e não aquele montado embaixo do anteparo de plástico que cobre o sistema Hands free (na frente do depósito).
 
Para poder acender a moto, a chave activa, que também pode estar no bolso, deve encontrar-se dentro de um raio de 1,5 metros da antena situada atrás do plexiglas transparente. Em caso de bateria descarregada da chave activa ou de ignição com chave passiva, é necessário acender a moto enquanto se mantém apoiada a própria chave sobre a antena (apoie fisicamente a chave na parte inferior do plexiglas transparente).
 
Se a tranca de direcção estava inserida e a chave foi reconhecida, no momento da pressão do botão de ignição/desligamento esta é automaticamente desinserida.
 
Quando é pressionado um dos dois botões de ignição/desligamento, o sistema Hands free envia um sinal de rádio à chave comunicando-lhe de activar o circuito eléctrico no seu interior. Este modo de funcionamento permite de não descarregar a bateria presente na própria chave, quando esta última não é utilizada, ou seja, quando está fora da distância de funcionamento ou quando a moto é desligada, condições em que o circuito no seu interior entra em um estado de espera (standby). Quando a chave recebe o sinal de activação, activa o circuito no seu interior e inicia a transmitir o código de desbloqueio ao sistema Hands free, sempre através de ondas de rádio. Se o código de desbloqueio que recebe o sistema Hands free estiver correcto, o motor é habilitado à ignição e o painel de instrumentos se acende.
 
O procedimento para a chave passiva (ou a chave activa usada no modo transponder) é sìmile ao da chave activa. Todavia, não possuindo no seu interior uma bateria que lhe fornece a electricidade para transmitir, tal energia é emitida pela antena do sistema Hands free. Por este motivo, é importante que a chave passiva esteja perfeitamente alinhada e próxima da própria antena, a fim de que seja alimentada e reconhecida. Quando o circuito eléctrico interno à chave recebe a alimentação pela antena, inicia a transmitir o código de desbloqueio ao sistema Hands free. Se o código de desbloqueio estiver correcto, o motor é habilitado à ignição e o painel de instrumentos se acende.
 
Com a moto são fornecidas duas chaves: uma é aquela activa e a outra é a passiva. A primeira, dotada de bateria, se comunica à distância com o sistema Hands free, enquanto a segunda, utilizada apenas caso aquela activa não funcione, deve ser apoiada sobre a antena (funcionamento com transponder - arranque de emergência). A parte mecânica das chaves é utilizada para abrir a fechadura do assento e da tampa do depósito (caso não tenha a fechadura eléctrica). A seguir são mostradas ambas as chaves.
Atenção
Não viaje com a chave (activa ou passiva) inserida na fechadura da tampa do depósito ou na fechadura do assento, pois a parte mecânica ou os circuitos eléctricos internos à própria chave podem vir a danificar-se.
Atenção
Não deixe a chave no veìculo durante a sua lavagem, pois pode vir a danificar-se (a chave não possui estanquidade).
Na foto, são mostradas a chave activa e passiva. De cima para baixo:
1
2
3
Como acender a moto
Para acender o painel de instrumentos e fazer o motor arrancar, é necessário que a chave activa esteja próxima (máximo 1,5 metros) do plexiglas transparente da moto, embaixo do qual está situada a antena receptora.
Como acender o painel de instrumentos
O painel de instrumentos pode ser indiferentemente aceso através do comutador de ignição/desligamento, situado no guiador ou através do botão no sistema Hands free.
 
Com o motor desligado, o comutador de ignição/desligamento encontra-se na posição “RUN OFF”.
Com a moto e o painel de instrumentos desligados, o comutador de ignição/desligamento encontra-se na posição “RUN OFF”.
 
Para aceder ao painel de instrumentos, pressione para baixo o comutador de ignição/desligamento presente no guiador. Um vez solto, o comutador voltará automaticamente para a posição “RUN OFF“. Se a chave é detectada, o painel de instrumentos se acende e a tranca de direcção eléctrica é retraìda (se tiver sido inserida anteriormente).
Pressione para baixo o comutador de ignição/desligamento presente no guiador. Um vez solto, o comutador voltará automaticamente para a posição “RUN OFF“. Se a chave é detectada, o painel de instrumentos se acende e a tranca de direcção é retraìda (se tiver sido inserida anteriormente).
 
O painel de instrumentos também pode ser aceso utilizando o botão de activação/desactivação presente no sistema Hands free. Neste caso, será suficiente pressionar uma vez o botão situado embaixo do anteparo de plástico na parte dianteira do depósito.
Notas
Na versão USA a portinhola (1) não existe.
O painel de instrumentos também pode ser aceso utilizando o botão de activação/desactivação presente no sistema Hands free. Neste caso, será suficiente pressionar uma vez o botão situado embaixo do anteparo de plástico na parte dianteira do depósito.
 
Após 10 segundos que o painel de instrumentos estiver aceso e a chave não for detectada, o painel de instrumentos se desligará automaticamente.
Como acender o motor
Com o motor desligado e o painel de instrumentos aceso, o comutador de ignição/desligamento encontra-se na posição “RUN OFF“
Com a moto e o painel de instrumentos acesos, o comutador de ignição/desligamento encontra-se na posição “RUN OFF”.
 
Para acender o motor, é suficiente mover o comutador de ignição/desligamento para cima na posição “RUN ON“ e pressionar o botão preto de arranque.
Mova o comutador de ignição/desligamento para o estado “RUN ON“ (posição toda para cima) e para acender o motor é suficiente pressionar o botão preto de arranque.
Pressione o botão preto para acender o motor do veìculo.
Como acender a moto caso a chave activa não funcione
Se não for detectada alguma chave, o painel de instrumentos não se acende. Certifique-se de que a chave activa esteja dentro da distância de funcionamento de 1,5 metros e que a sua bateria esteja carregada. Se não for conhecido o estado de carga da bateria da chave, é possìvel utilizar a chave activa ou aquela passiva apoiando-a na parte inferior do plexiglas transparente e efectuar o normal procedimento de arranque da moto, mantendo a chave em tal posição.
A foto mostra onde posicionar a chave passiva ou a chave activa, caso a sua bateria esteja descarregada.
Como acender a moto sem as chaves
Se for necessário fazer a moto arrancar sem a presença de uma chave (activa e/ou passiva), é possìvel acender o painel de instrumentos pressionando o botão presente no sistema Hands free (colocado embaixo do anteparo de plástico na parte dianteira do depósito). Uma vez pressionado o botão, o painel de instrumentos se acenderá por 2 minutos e será possìvel inserir o PIN Code para fazer o motor arrancar. Para maiores informações, consulte nesta secção os capìtulos “Procedimentos de recovery e emergência - Procedimento de arranque com Pin Code (na ausência de chave)”.
Como desligar a moto
Para desligar a moto, é necessário colocar o comutador da posição “RUN ON” à posição “RUN OFF”. Deste modo o motor é desligado. Em seguida, para desligar o painel de instrumentos, é necessário pressionar para baixo o comutador de ignição/desligamento. Um vez solto, voltará automaticamente para a posição “RUN OFF“.
Coloque o comutador para baixo, a fim de desligar o motor e entrar no estado “RUN OFF” (Estado “RUN OFF”)
Pressione o comutador para baixo, a fim de proceder com o desligamento do painel de instrumentos. O painel de instrumentos é desligado somente se o veìculo estiver parado (velocidade igual a 0 Km/h).
 
O painel de instrumentos é desligado somente se o veìculo estiver parado (velocidade igual a 0 Km/h). Se o veìculo ainda estiver em movimento, o painel de instrumentos permanecerá aceso (por exemplo, se a moto se move em descida com o motor desligado).
 
Em todo caso, para forçar o desligamento do painel de instrumentos, mesmo no caso em que o veìculo não esteja parado, é possìvel pressionar uma vez o botão de ignição/desligamento presente no módulo Hands free.
 
Após ter desligado o painel de instrumentos, o sistema permanece activo por 60 segundos à espera do pedido de introdução da tranca de direcção ou de abertura da tampa do depósito com fechadura eléctrica (opcional).
Como inserir e desinserir a tranca de direcção
Uma vez que o painel de instrumentos esteja desligado, tem-se o tempo de 60 segundos para inserir a tranca de direcção. Se tiverem transcorrido mais de 60 segundos do desligamento do painel de instrumentos, será necessário acendê-lo e desligá-lo novamente (a chave deve estar presente e ser reconhecida).
 
Posicione a direcção de modo que esteja em fim de curso, no lado direito ou no lado esquerdo. Pressione o comutador de ignição/desligamento presente no guiador para baixo ou o botão no sistema Hands free; será ouvida a introdução da tranca de direcção.
 
Se por qualquer motivo a tranca de direcção não funcionar correctamente, o perno será automaticamente retraìdo (e portanto, a trava da direcção será desinserida) após poucos segundos.
 
Para retirar a tranca de direcção é suficiente, com a chave presente no range de funcionamento, pressionar o comutador de ignição/desligamento presente no guiador para baixo ou o botão no sistema Hands free. O painel de instrumentos se acenderá e a tranca de direcção será automaticamente desabilitada.
 
Quando o veìculo é desligado (motor e painel de instrumentos) e a direcção é posicionada correctamente para a introdução da tranca de direcção (posição toda para a direita ou toda para a esquerda), no painel de instrumentos aparece por 5 segundos a seguinte indicação para sinalizar que a tranca de direcção pode ser activada. Para proceder com a introdução, é suficiente pressionar o comutador de ignição/desligamento presente no guiador para baixo ou o botão no sistema Hands free.
A imagem mostra o ìcone que aparece no display dos serviços do painel de instrumentos: tal sinalização indica que a direcção encontra-se na posição correcta para poder inserir a tranca de direcção.
 
Quando a tranca de direcção é inserida, no painel de instrumentos aparece por 5 segundos a seguinte indicação:
A imagem mostra o ìcone que aparece na zona circular do painel de instrumentos: tal sinalização indica a introdução da tranca de direcção.
Atenção
Não é possìvel bloquear ou desbloquear a direcção quando a bateria do veìculo estiver descarregada. Neste caso, ocorre substituir a bateria do veìculo ou ligar uma bateria externa através dos cabos de arranque.
Como abrir a tampa do depósito com fechadura eléctrica (opcional)
Uma vez que o painel de instrumentos se desligou, tem-se o tempo de 60 segundos para abrir a tampa do depósito com fechadura eléctrica. Se tiverem transcorrido mais de 60 segundos do desligamento do painel de instrumentos, será necessário acendê-lo e desligá-lo novamente (a chave deve estar presente e ser reconhecida).
Notas
Uma vez inserida a tranca de direcção, não será mais possìvel abrir a tampa do depósito com fechadura eléctrica (opcional). Para abrir a tampa, será necessário acender e desligar o painel de instrumentos (a chave deve estar presente e ser reconhecida) sem inserir a tranca de direcção.
 
Uma vez desligado o painel de instrumentos, levante a alavanca da tampa eléctrica do depósito para abri-la.
Levante a alavanca indicada na figura dentro de 60 segundos do desligamento do painel de instrumentos para abrir a tampa do depósito com fechadura eléctrica.
Para voltar a fechar a tampa, volte a posicioná-la na sede e pressione levemente. Será ouvido um “clique“ indicando que a fechadura foi encaixada. O fechamento da tampa do depósito com fechadura eléctrica também pode ocorrer após 60 segundos do desligamento do painel de instrumentos. Todavia, uma vez fechada não poderá ser novamente aberta se antes não se acender e desligar novamente o painel de instrumentos.
Procedimentos de recovery e emergência
A seguir, são indicados os procedimentos de recovery actuados pelo sistema Hands free após mau funcionamentos ou anomalias e os procedimentos de emergência a aplicar, por exemplo, quando se perde ou não funciona uma chave.
Recovery devido à ausência de chave
Quando o painel de instrumentos foi aceso e a chave foi anteriormente reconhecida, o sistema Hands free efectua a detectação da presença da própria chave a cada 60 segundos.
 
Se o motor estiver desligado e o comutador de ignição/desligamento no guiador estiver na posição “RUN OFF“, transcorridos 10 segundos nos quais não é detectada a chave, o painel de instrumentos será desligado automaticamente.
 
Se o motor for arrancado, a moto está inicialmente parada (velocidade igual a 0 Km/h) e a seguir inicia a mover-se superando a velocidade de 5 Km/h e a chave não for detectada no momento em que se supera tal velocidade, o sistema Hands free visualiza no painel de instrumentos a sinalização de chave ausente (por exemplo, a chave é deixada na mesa da garagem).
 
Com referência ao último caso anteriormente descrito, a moto continuará a funcionar até o seu próximo desligamento. Uma vez desligada, não poderá ser ligada sem a presença da chave (foi esquecida, foi perdida ou não funciona mais correctamente). Neste caso, é possìvel ligá-la somente utilizando o PIN Code (veja o procedimento descrito proximamente “Procedimento de arranque com Pin Code (na ausência de chave)” nesta secção).
A imagem mostra o ìcone que aparece na zona circular do painel de instrumentos: tal sinalização indica a ausência da chave.
 
Caso a moto tenha sido acesa utilizando a chave passiva ou aquela activa no modo “transponder“ (sem bateria ou com bateria descarregada), a indicação de chave ausente é perfeitamente normal. De facto, uma vez que o veìculo foi ligado e a chave retirada da antena situada atrás da parte inferior do plexiglas transparente, a moto continuará a funcionar até o próximo desligamento indicando no painel de instrumentos, porém, a ausência da chave. Se o veìculo é desligado (tanto o motor quanto o painel de instrumentos) para voltar a ligá-lo, será necessário reposicionar a chave sobre a antena.
Recovery devido à bateria da chave activa descarregada
Se a bateria da chave activa estiver se descarregando ou está descarregada, o sistema Hands free visualiza no painel de instrumentos a relativa sinalização.
A imagem mostra o ìcone que aparece na zona circular do painel de instrumentos: tal sinalização indica que a bateria da chave activa está descarregada.
 
Para o procedimento de substituição da bateria da chave activa, consulte o parágrafo “A chave activa” - “Substituição da bateria da chave activa“ deste capìtulo.
A chave activa também funciona quando a sua bateria está descarregada. Nesta condição, a sua utilização é idêntica àquela da chave passiva. Durante o procedimento de ignição do painel de instrumentos, porém, é necessário que a chave esteja apoiada fisicamente em cima da parte inferior do plexiglas transparente.
Notas
Após ter substituìdo a bateria da chave activa, na próxima ignição do painel de instrumentos ainda poderá ser visualizada a indicação de bateria descarregada. Tal indicação desaparecerá após alguns segundos.
Recovery devido à anomalia da tranca de direcção eléctrica
Se durante a introdução da tranca de direcção eléctrica, for verificada uma anomalia qualquer: por exemplo, se o perno se bloqueia, ou se a direcção se move durante a saìda do próprio perno ou ainda se é detectado um excessivo esforço do motor eléctrico que move o perno, a trava da direcção eléctrica é automaticamente desactivada e o sistema Hands free visualiza no painel de instrumentos a relativa sinalização.
 
Caso durante a desactivação da tranca de direcção eléctrica for verificada uma anomalia qualquer (por exemplo, o perno não é retraìdo), no display dos serviços do painel de instrumentos é visualizado o seguinte ìcone:
A imagem mostra o ìcone que aparece no display dos serviços do painel de instrumentos: tal sinalização indica que a tranca de direcção não foi desinserida correctamente
Recovery devido à anomalia no sistema Hands Free
Se o sistema Hands free não consegue mais comunicar na rede CAN com as outras unidades electrónicas (com o painel de instrumentos ou o motor aceso), no display dos serviços do painel de instrumentos será visualizado o seguinte ìcone:
A imagem mostra o ìcone que aparece no display dos serviços do painel de instrumentos: tal sinalização indica que o sistema Hands free não está ligado à rede CAN ou que não é capaz de comunicar na rede CAN
 
No caso de anomalia do sistema Hands free, no painel de instrumentos será visualizado o seguinte ìcone:
A imagem mostra o ìcone que aparece no display dos serviços do painel de instrumentos: tal sinalização indica que ocorreu uma anomalia no sistema Hands free
 
Se o motor estava desligado, após a anomalia pode não ser possìvel ligar o propulsor.
Se o motor estava aceso, o sistema Hands free não o desligará. No próximo desligamento, pode não ser possìvel reacendê-lo.
Procedimento de arranque com Pin Code (na ausência de chave)
No caso de ausência das chaves, a moto pode ser acesa utilizando um procedimento adequado através do painel de instrumentos e dos comutadores presentes no guiador.
Notas
Este procedimento é disponìvel somente se anteriormente o PIN code tiver sido habilitado. Por motivos de segurança, de facto, quando a moto sai da fábrica, o PIN code é desabilitado.
 
Para acender o painel de instrumentos sem a chave e iniciar o procedimento de arranque com o PIN code (somente se o PIN code estiver activo), é necessário pressionar uma vez o botão de ignição/desligamento no sistema Hands free (embaixo do anteparo de plástico na parte dianteira do depósito).
 
Quando a moto for ligada através do PIN code e superar a velocidade de 5 Km/h, será visualizada uma mensagem no painel de instrumentos indicando a ausência da chave. Tal comportamento é perfeitamente normal.
 
Se a moto for desligada (tanto o motor quanto o painel de instrumentos), para utilizá-la novamente será necessário repetir o procedimento de introdução do PIN code.
Como habilitar a ignição do motor com o Pin Code
Veja o parágrafo relativo ao painel de instrumentos para a introdução/utilização do PIN code “Função introdução PIN CODE para desbloqueio do veìculo” na Secção 6 - 5.
Como habilitar o Pin Code
Veja o parágrafo relativo ao painel de instrumentos para a habilitação do PIN code “Função de activação do PIN CODE” na Secção 6 - 5.
Como apagar o Pin Code
O Pin Code pode ser apagado, ou seja, é possìvel recolocá-lo na condição em que a moto saiu da fábrica, utilizando o instrumento de diagnóstico DDS. Através da respectiva função de Reset do Pin Code, é possìvel completar o procedimento.
Uma vez que o Pin Code foi apagado, será necessário inserir um outro novo. Caso o Pin Code não tenha sido inserido, de facto, não será possìvel ligar a moto sem as chaves activa/passiva.
Procedimento de arranque com chave passiva e/ou Chave activa com bateria descarregada
Se for necessário ligar a moto utilizando a chave passiva, ou se a bateria da chave activa estiver descarregada, será necessário posicionar a chave (activa ou passiva) em contacto com a parte inferior do plexiglas transparente. Mantendo a chave em tal posição, é possìvel acender o painel de instrumentos, e sucessivamente o motor, com o procedimento standard anteriormente descrito. Com o motor ligado, é possìvel retirar a chave da sua posição. Quando a chave for retirada da parte inferior do plexiglas transparente e a moto superar a velocidade de 5 Km/h, será visualizada uma mensagem no painel de instrumentos indicando a ausência da chave. Tal comportamento é perfeitamente normal.
A foto mostra onde posicionar a chave passiva ou a chave activa, caso a sua bateria esteja descarregada.
Análise do sistema eléctrico do sistema Hand Free
O esquema mostra as entradas, as saìdas e as linhas de comunicação utilizadas pelo sistema Hands Free.
1I - Botão de ignição/desligamento situado no sistema Hands free (posicionado embaixo do anteparo de plástico)
2I - Botão de ignição/desligamento situado no lado direito do guiador da moto
3I - Micro-interruptor de posição da direcção
4I - Micro-interruptor de posição da direcção
5I - Chave activa (transmite a distância)
6I - Chave passiva (transmite se apoiada sobre a antena)
1U - Tampa do depósito eléctrico (opcional)
2U - Relé Hands free (substitui a função do bloco de arranque)
3U - Actuador da tranca de direcção
1C - Linha CAN
2C - Linha de comunicação através da antena (radiofrequência)
 
O esquema completo da rede da moto é o seguinte:
A seguir é indicado o esquema eléctrico geral e o pinout do sistema Hands free. Nota-se que em tal esquema não aparecem os componentes relativos à tranca de direcção eléctrica, pois são integrados no bloco Hands free.
1
2
3
4
5
6
1A, 2A Antena - Ligação da antena para comunicação com as chaves - Azul/Preto(B/Bk) e Vermelho/Amarelo (R/Y);
Fuel Tank Cap Coil - Comando da bobina da tampa do depósito
A foto mostra o pinout da ligação do lado do sistema Hands free
Posição da ligação do sistema Hands free
A foto mostra o pinout da ligação da antena do lado do sistema Hands free
A foto mostra o pinout da ligação da tampa do depósito com fechadura eléctrica do lado do sistema Hands free
 
O sistema Hands free é colocado na frente do depósito e é coberto por um anteparo de plástico. Abaixo do anteparo de plástico, é visìvel o botão de ignição/desligamento integrado no sistema. Tal botão possui a mesma função daquele presente no guiador da moto e deve ser utilizado somente caso este último não funcione ou no caso de arranque sem chave.
Na foto é possìvel observar o anteparo de plástico que cobre o sistema Hands free.
Notas
Na versão USA a portinhola (1) não existe.
 
Na foto é possìvel observar o botão de ignição/desligamento do sistema Hands free, uma vez retirado o anteparo de plástico.
 
A antena usada pelo sistema Hands free para comunicar com as chaves, está situada na parte frontal da moto atrás da zona inferior do plexiglas transparente.
A imagem mostra a posição da antena do sistema Hands free atrás do plexiglas transparente.
 
O relé Hands free, que idealmente substitui a função do bloco de arranque nas tradicionais motos (distribui a alimentação sob chave +15), está situado na parte frontal esquerda, próximo da caixa dos fusìveis dianteira.
A imagem mostra a posição do relé Hands free (A). Está situado no lado esquerdo da moto, na parte dianteira, próximo da caixa dos fusìveis.
Análise das anomalias dos componentes do sistema Hands Free
O grupo Hands Free
Introdução
O grupo Hands free integra a unidade electrónica que comunica com os outros calculadores da moto, o botão de ignição/desligamento, os interruptores para a detectação da posição toda virada do guiador (utilizados para a introdução da tranca de direcção) e a tranca de direcção.
O grupo é vedado e não é possìvel aceder aos componentes individuais para um seu eventual diagnóstico/conserto ou substituição.
Esquema eléctrico
Para os componentes integrados no sistema Hands free, não está disponìvel algum esquema eléctrico. Para o esquema eléctrico geral, consulte o capìtulo (“Análise do sistema eléctrico do sistema Hand Free”) desta secção.
Códigos de erro
Erro “Hands free diagnosis”: “Locking steering”: foi detectada uma anomalia no sistema da tranca de direcção eléctrica. O seguinte ìcone aparece no display de serviços do painel de instrumentos:
-
-
-
 
Erro “Hands free diagnosis”: “EEPROM state”: foi detectada uma anomalia na memória interna do sistema Hands free. O seguinte ìcone aparece no display de serviços do painel de instrumentos:
-
Caracterìsticas eléctricas e verificação do componente
O sistema Hands free não apresenta particulares caracterìsticas eléctricas ou metodológicas de verificação, pois todos os componentes são integrados e não acessìveis para um eventual diagnóstico/conserto ou substituição.
A alimentação é directa pela bateria 12 Volt no PIN 1 através do fusìvel geral de 30 A.
A ligação à terra está no PIN 2.
No caso de avaria do componente
No caso de qualquer anomalia do sistema Hands free, o motor pode vir a desligar-se ou pode não ser possìvel ligá-lo.
No caso de avaria da tranca de direcção eléctrica integrada no sistema Hands free, tanto na fase de introdução quanto naquela de desinserimento, o próprio sistema procurará retrair automaticamente o perno de bloqueio. Se tal operação não for correctamente efectuada, será ouvido um som fraco de alarme surgir do sistema Hands free.
Posição de montagem
Na foto é possìvel observar o anteparo de plástico que cobre o sistema Hands free.
Na foto é possìvel observar o botão de ignição/desligamento do sistema Hands free, uma vez retirado o anteparo de plástico.
Na parte inferior do sistema Hands free, é possìvel ver o perno de bloqueio da tranca de direcção eléctrica.
Na foto é possìvel ver o sistema Hands free, uma vez retirado o depósito da moto. É indicado um dos dois interruptores par detectar a posição do guiador todo virado.
Métodos de substituição do componente
A substituição do sistema Hands free não prevê alguma medida particular nem reprogramação. Ao final da substituição, todavia, será necessário reprogramar as chaves da moto. Veja o capìtulo “Programação/reprogramação das chaves
A antena de comunicação
Introdução
A antena de comunicação permite ao sistema Hands free detectar e comunicar com a chave activa ou a chave passiva. A chave activa é detectada dentro de uma distância de 1,5 metros, enquanto a chave passiva (ou aquela activa com bateria descarregada) é detectada somente se for posicionada em contacto com a parte inferior do plexiglas transparente, embaixo do qual é colocada a antena.
 
Um mau funcionamento da antena prejudica a correcta detectação das chaves.
Esquema eléctrico
A antena de comunicação está ligada ao sistema Hands Free através de dois cabos e uma ligação apropriada.
1
2
Códigos dos erros
Erro “Hands free diagnosis”: “Antena”: a antena não foi detectada (circuito aberto) ou está em curto-circuito. O seguinte ìcone aparece no display de serviços do painel de instrumentos:
-
-
Notas
Por verificação da integridade do circuito eléctrico, entende-se:
-
-
Verificação que os fios não estejam em curto-circuito entre si, para Vcc ou para a ligação à terra.
Curto-circuito para Vcc: com quadro aceso, usando um voltìmetro, detecta-se a tensão entre o fio que se está controlando e a ligação à terra.
Curto-circuito para a terra: com cabos da bateria desligados, usando um Ohmìmetro, detecta-se a continuidade entre o fio que se está controlando e a ligação à terra.
Circuito aberto: com cabos da bateria desligados, usando um Ohmìmetro, detecta-se que não haja continuidade entre as duas extremidades do fio que se está controlando.
 
-
Caracterìsticas eléctricas e verificação do componente
A resistência entre os dois terminais da ligação, lado do componente, deve ser de cerca 2 Ohm.
No caso de avaria do componente
No caso de avaria do componente, o sistema Hands free não é mais capaz de detectar e reconhecer as chaves. Para ligar a moto, é necessário utilizar o procedimento através do PIN code.
Posição de montagem
A imagem mostra a posição da antena do sistema Hands free.
A imagem mostra a parte traseira da cúpula. A antena do sistema Hands free é indicada.
Posição da ligação da antena do sistema Hands free próxima da antena.
Posição da ligação da antena do sistema Hands free próxima do sistema Hands free.
Métodos de substituição do componente
A substituição da antena de comunicação do sistema Hands free não prevê alguma medida particular.
A tampa do depósito com fechadura eléctrica (opcional)
Introdução
A tampa do depósito com fechadura eléctrica está ligada ao sistema Hands free através de uma cablagem. A abertura da fechadura é comandada electricamente pelo próprio sistema e ocorre através da activação de uma bobina eléctrica.
Esquema eléctrico
A tampa do depósito com fechadura eléctrica está ligada ao sistema Hands free através de dois cabos e de uma ligação apropriada.
Códigos de erro
O sistema Hands free não gera nenhum código de defeito em caso de avaria da tampa do depósito com fechadura eléctrica.
Caracterìsticas eléctricas e verificação do componente
A bobina é alimentada com 12 Volt no acto da abertura da tampa. Meça a tensão entre os dois terminais da ligação eléctrica do lado do Hands free, quando o próprio sistema Hands free habilita a abertura da fechadura.
No caso de avaria do componente
No caso de avaria do componente, se a tampa estiver fechada, ocorre desmontá-la para poder aceder ao depósito no qual é contido o combustìvel.
Posição de montagem
A imagem mostra a posição da tampa do depósito
Métodos de substituição do componente
A substituição da tampa do depósito com fechadura eléctrica não prevê alguma medida particular.
O comutador de ignição/desligamento no guiador
Introdução
O comutador de ignição/desligamento no guiador permite acender ou desligar o painel de instrumentos, caso tenha sido detectada a presença de uma chave, e proceder ao arranque do motor.
 
Quando o comutador se encontrar no estado de “RUN OFF” (posição central), empurrando-o para baixo o painel de instrumentos se acende ou se desliga (activação do botão interno ao comutador).
Esquema eléctrico
O botão interno ao comutador de ignição/desligamento é alimentado por 12 Volt directo da bateria através do fusìvel principal de 30 A. Quando é pressionado, envia os 12 Volt ao sistema Hands free que detecta a pressão do botão. PIN 8 do comutador de ignição/desligamento, cor do fio azul clara (Lb), PIN 5 do comutador de ignição/desligamento, cor do fio vermelha (R).
Pinout da ligação do comutador direito do guiador, lado da cablagem.
Posição da ligação do comutador direito no guiador.
Códigos de erro
O sistema Hands free não gera nenhum código de defeito em caso de avaria do comutador de ignição/desligamento no guiador.
Caracterìsticas eléctricas e verificação do componente
O comutador é alimentado com 12 Volt directo da bateria através do fusìvel principal de 30 A.
 
Verifique que no PIN 5 do comutador estejam presentes os 12 Volt.
 
Verifique que com o comutador pressionado, no PIN 6 do conector do lado do sistema Hands free estejam presentes os 12 Volt. Com o comutador não pressionado, devem estar presentes 0 Volt.
No caso de avaria do componente
Caso o comutador de ignição/desligamento no guiador esteja avariado, todavia é possìvel utilizar aquele integrado no sistema Hands free.
Posição de montagem
A imagem mostra a posição do comutador de ignição/desligamento, perto do manìpulo do acelerador na parte direita do guiador.
Métodos de substituição do componente
A substituição do comutador de ignição/desligamento no guiador não prevê alguma medida particular.
Para retirar o comutador direito, desaperte os parafusos (1) e desligue-o do sistema eléctrico abrindo a respectiva ligação.
Para a remontagem, efectue as operações de desmontagem na ordem inversa, apertando os parafusos (1) a um binário de 1,3 Nm ±10% (Secção 3 - 3, Binários de aperto do subchassi).
O relé Hands Free
Introdução
Este relé fornece a alimentação sob chave (Key ON +15) para todos os dispositivos da moto. Idealmente, substitui o velho bloco de arranque.
Esquema eléctrico
O relé Hands free é alimentado por uma tensão de +12 Volt directo da bateria através do fusìvel principal de 30 A. Hands free - 3: PIN 3 na ligação do sistema Hands free. “U“: Componentes que devem receber a tensão +12 Volt sob chave (KEY ON +15). PIN 30 cor do fio Vermelha/Branca (R/W), PIN 86 cor do fio Preta (Bk), PIN 87 cor do fio Vermelha (R), PIN 85 cor do fio Vermelha/Amarela (R/Y)
Códigos de erro
O sistema Hands free não gera nenhum código de defeito em caso de avaria do relé Hands free.
Caracterìsticas eléctricas e verificação do componente
Alimentando o enrolamento eléctrico interno com 12 Volt (PIN 86 e PIN 85), o contacto do relé deve fechar-se (continuidade entre PIN 87 e PIN 30).
No caso de avaria do componente
Se o relé Hands free é avariado o motor pára, ou não pode acender-se. O sistema Hands free não comanda o relé.
Posição de montagem
A imagem mostra a posição do relé Hands free (A). Está situado no lado esquerdo da moto, na parte dianteira, próximo da caixa dos fusìveis.
Métodos de substituição do componente
A substituição do relé Hands free, não prevê nenhuma medida particular.
A chave activa
Introdução
A chave activa (1) comunica com o sistema Hands free através de ondas de rádio. Para poder funcionar, deve encontrar-se dentro de um raio de 1,5 metros da antena (situada na parte inferior do plexiglas transparente).
No caso de bateria descarregada, ou no caso de mau funcionamento do circuito interno de transmissão, a chave activa também pode funcionar através de um transponder (exactamente como a chave passiva). Neste modo de funcionamento, deve estar fisicamente apoiada na antena para poder funcionar correctamente.
A parte mecânica (2) da chave serve para abrir o assento ou a tampa do depósito sem fechadura eléctrica.
Esquema eléctrico
O componente não dispõe de um esquema eléctrico
Códigos de erro
Erro “Key diagnosis”: “Wrong Key”. A chave foi detectada, mas não resulta associada ao sistema Hands free. A anomalia é visìvel apenas através do instrumento DDS depois que o painel de instrumentos tiver sido aceso com o PIN code.
-
-
-
 
Erro “Key diagnosis”: “Encryption error”. O código secreto contido dentro da chave não é reconhecido pelo sistema Hands free. A anomalia é visìvel apenas através do instrumento DDS depois que o painel de instrumentos tiver sido aceso com o PIN code.
-
-
-
-
-
-
-
Caracterìsticas eléctricas e verificação do componente
A chave activa funciona com uma bateria de iões de lìtio de 3 Volt. O modelo de bateria instalado é “CR 2032“. Utilize somente baterias com o mesmo código e as mesmas caracterìsticas eléctricas.
No caso de avaria do componente
No caso de bateria descarregada, é visualizada uma adequada mensagem no painel de instrumentos. Substitua a bateria.
 
Se a chave activa não funcionar ou se não for detectada, é todavia possìvel utilizar a chave activa no modo transponder, apoiando-a na parte inferior do plexiglas transparente.
Substituição da bateria da chave activa
Utilize somente baterias de iões de lìtio CR 2032 de 3 Volt.
Notas
Depois da substituição da bateria não é necessário reprogramar as chaves.
 
Extraia a parte mecânica da chave activa.
Abra as coberturas de plástico da pega fazendo alavanca com uma moeda de grandes dimensões (moeda de 2D) como mostrado na figura.
Importante
Introduza a moeda somente no ponto indicado. Não utilize outros objectos introduzidos em pontos diferentes daquele indicado pelo fato de que pode danificar o circuito integrado e/ou a guarnição de protecção.
Uma vez separadas as coberturas de plástico, retire o circuito impresso (1) fazendo delicadamente alavanca debaixo dele com uma pequena chave de fenda, como mostrado na figura.
Importante
Introduza a ponta da chave de fenda logo abaixo do circuito impresso prestando a máxima atenção para não danificá-lo. Não force na bateria ou no porta-bateria.
Retire a bateria (2) do circuito impresso (1) e substitua-a com uma nova.
Preste atenção às polaridades: o polo positivo (+) deve estar virado para cima.
Importante
Use somente baterias do tipo prescrito (CR 2032).
 
Introduza novamente o circuito impresso (1) pelo lado com bateria (2) na cobertura de plástico.
Exerça uma leve pressão na antena (3) do circuito impresso até ouvir o clique do engate ocorrido.
Alinhe as duas coberturas da pega e exerça pressão nas zonas indicadas pelas setas para fechá-los.
Certifique-se de que façam o tìpico “clique” de fechamento e que a chave fique bem fechada.
A chave passiva
Introdução
A chave passiva (1) é utilizada quando aquela activa não funciona correctamente ou não estiver presente.
A chave passiva funciona através de um transponder e, portanto, para poder funcionar deve ser fisicamente apoiada na antena.
A parte mecânica (2) da chave serve para abrir o assento ou a tampa do depósito sem fechadura eléctrica.
Esquema eléctrico
O componente não dispõe de um esquema eléctrico
Códigos de erro
Erro “Key diagnosis”: “Wrong Key”. A chave foi detectada, mas não resulta associada ao sistema Hands free. A anomalia é visìvel apenas através do instrumento DDS depois que o painel de instrumentos tiver sido aceso com o PIN code.
-
-
-
 
Erro “Key diagnosis”: “Encryption error”. O código secreto contido dentro da chave não é reconhecido pelo sistema Hands free. A anomalia é visìvel apenas através do instrumento DDS depois que o painel de instrumentos tiver sido aceso com o PIN code.
-
-
-
-
-
Caracterìsticas eléctricas e verificação do componente
O componente não apresenta caracterìsticas eléctricas especìficas ou verificações particulares a efectuar.
No caso de avaria do componente
No caso de avaria, tente efectuar a reprogramação da chave.
Métodos de substituição do componente
O componente não necessita de substituições.
Programação/reprogramação das chaves
Para efectuar a programação/reprogramação das chaves, é necessário utilizar o instrumento de diagnóstico DDS. Através deste instrumento será possìvel iniciar o procedimento de programação das chaves.
Para poder iniciar o procedimento de programação/reprogramação das chaves, é indispensável que ao menos uma chave que acende a moto esteja presente (ou seja, deve ser possìvel acender a moto com a chave e não com o PIN CODE). Se não dispor de uma chave que funcione capaz de acender a moto, será necessário substituir o sistema Hands Free.
Não é possìvel iniciar o procedimento de programação/reprogramação das chaves utilizando apenas o PIN CODE.
É possìvel programar um máximo de 3 chaves, independentemente do tipo das mesmas (activas ou passivas).
Durante o procedimento devem ser programadas todas as chaves que deverão funcionar com a moto. As chaves que não estarão presente durante o procedimento, não acenderão mais a moto (todavia, será possìvel reprogramá-las em seguida, repetindo o inteiro procedimento de programação/reprogramação das chaves).
Durante o procedimento, o instrumento de diagnóstico DDS pedirá de posicionar sobre a antena, uma após a outra, as chaves a reconhecer, incluindo aquela activa. A chave activa, portanto, será reconhecida somente através do transponder (com chave apoiada fisicamente sobre a antena) para evitar interferências provocadas por outras chaves activas presentes dentro de 1,5 metros da antena.
As novas chaves detectadas não serão memorizadas na memória do sistema Hands Free até que seja pressionado o botão “F2“ no instrumento de diagnóstico DDS. Portanto, se o procedimento for interrompido antes de pressionar o botão “F2“, as chaves anteriormente memorizadas no sistema Hands Free não serão modificadas.
Uma vez iniciado o procedimento com o instrumento de diagnóstico DDS, siga com atenção as instruções indicadas na tela para completar o procedimento.
 
 
1