10 -
Introdução
As suspensões da Öhlins com regulação electrónica, foram utilizadas na versão Sport e Touring da Multistrada 1200. A regulação é “passiva”, ou seja, não é feita automaticamente pelo sistema em função da disposição dinâmica do veìculo.
 
Enquanto a moto está em movimento o piloto pode seleccionar um entre os quatro possìveis riding mode (Sport, Touring, Urban, Enduro). Para cada riding mode é associada uma especìfica regulação das suspensões (veja 6 - 6 “Introdução ao sistema eléctrico da Multistrada 1200”)
Enquanto a moto está em movimento o piloto pode actuar na regulação das suspensões (o menu proposto possui quatro combinações: apenas o piloto, apenas o piloto com bagagem, piloto e passageiro, piloto com passageiro e com bagagem).
Enquanto a moto está em movimento o piloto NÃO pode alterar as regulações, entre as quais aquelas das suspensões, associadas a cada riding mode. Esta operação pode ser feita apenas com a moto parada.
 
Na suspensão dianteira e traseira, os travões hidráulicos em compressão e em extensão são actuados electricamente (os cliques disponìveis são 31). A pré-carga da mola presente em cada jarra da forquilha é alterada com uma regulação convencional, enquanto aquela do amortecedor traseiro é actuada electricamente (a mola do amortecedor traseiro pode ser comprimida em até 8 mm, através de dezasseis diferentes posições assumidas pelo actuador eléctrico. Por isso, cada posição equivale a meio milìmetro de deslocamento da mola). Os cliques da regulação dos travões hidráulicos não são ouvidos. Portanto, para saber se os mesmos travões funcionam correctamente, ocorre antes regulá-los em uma extremidade do seu campo de acção e depois na extremidade oposta, verificando a sua diferente acção através da compressão e da liberação da suspensão dianteira e traseira (vibração da moto). Todavia, ocorre observar que, através do DDS e do display de serviços do painel de instrumentos, o sistema sinaliza eventuais mau funcionamentos das suspensões electrónicas.
Forquilha
A jarra esquerda (em relação à posição assumida pelo piloto no assento) da forquilha, contém o travão em compressão com 31 cliques de regulação (primeiro clique -> Travão completamente fechado no sentido horário -> amortecimento máximo, trigésimo primeiro clique -> travão completamente aberto no sentido anti-horário -> amortecimento mìnimo). Princìpio de funcionamento:
-
-
-
-
-
A translação da agulha modifica a secção de passagem do by-pass presente na parte central do pistão. O óleo que atravessa tal by-pass não actua nas lâminas. Se a agulha é levantada, o by-pass se abre e a intensidade do travão hidráulico se reduz. Vice-versa se a agulha é abaixada.
Extremidade superior da jarra esquerda da forquilha, na qual está inserido o motor eléctrico de passo que actua no travão hidráulico em compressão.
 
A jarra direita (em relação à posição assumida pelo piloto no assento) da forquilha, contém o travão em extensão, com 31 cliques de regulação (primeiro clique -> travão completamente fechado no sentido horário -> amortecimento máximo, trigésimo primeiro clique -> travão completamente aberto no sentido anti-horário -> amortecimento mìnimo) Princìpio de funcionamento:
-
-
-
-
-
A translação da agulha modifica a secção de passagem do by-pass presente na parte central do pistão. O óleo que atravessa tal by-pass não actua nas lâminas. Se a agulha é levantada, o by-pass se abre e a intensidade do travão hidráulico se reduz. Vice-versa se a agulha é abaixada.
Extremidade superior da jarra direita da forquilha, na qual está inserido o motor eléctrico de passo que actua no travão hidráulico em extensão.
 
A pré-carga das molas das duas jarras da forquilha, pode ser regulada girando o hexágono presente na parte superior das próprias jarras (quando se aperta, o hexágono aumenta a pré-carga e vice-versa).
O desenho mostra o princìpio de funcionamento da forquilha enquanto é comprimida.
E
C
A
O
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
O desenho mostra o princìpio de funcionamento da forquilha enquanto é estendida.
E
C
A
O
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Amortecedor traseiro
O amortecedor traseiro da Öhlins utiliza a tecnologia TTX, com a qual se reduz a influência que o travão hidráulico em extensão possui naquele em compressão e vice-versa. No conduto que une o volume do tubo do amortecedor com aquele do depósito, existem duas passagens: uma permite ao óleo transitar do depósito ao tubo (extensão), a outra permite ao óleo transitar do tubo ao depósito (compressão). Cada uma das duas passagens possui um by-pass que reduz o travão hidráulico quando a sua secção aumenta, ou que aumenta o travão hidráulico quando a sua secção diminui. A variação de cada by-pass é feita através de uma agulha que se move sob a acção de um motor eléctrico de passo (os cliques possìveis são 31: primeiro clique -> travão completamente fechado no sentido horário -> amortecimento máximo, trigésimo primeiro clique -> travão completamente aberto no sentido anti-horário -> amortecimento mìnimo). A pré-carga da mola é alterada através de uma prensa hidráulica, caracterizada: por um circuito hidráulico vedado contendo óleo, por uma bomba eléctrica com sensor de posição e por um actuador hidráulico.
Quando a bomba eléctrica da prensa hidráulica pressuriza o óleo, o actuador aumenta a carga na mola do amortecedor (a comprime pré-carregando).
Quando a bomba eléctrica da prensa hidráulica reduz a pressurização do óleo, diminui a carga na mola do amortecedor (a mola se estende).
 
A compressão máxima da mola, gerada pela prensa hidráulica, é igual a 8 mm e é efectuada através de 16 diferentes posições do actuador (cada posição equivale a ½ mm de curso).
A imagem mostra o amortecedor traseiro da Öhlins com os fios (à direita) utilizados para levar a alimentação aos actuadores eléctricos. Estes alteram os travões hidráulicos presentes no conduto que coloca em comunicação o volume do tubo do amortecedor com o depósito. À esquerda nota-se a bomba eléctrica da prensa hidráulica, enquanto na mola encontra-se o actuador hidráulico que altera a pré-carga da própria mola.
O desenho mostra o princìpio de funcionamento do amortecedor traseiro enquanto é estendido.
St haste
T tubo do amortecedor
Se depósito
G gás
O óleo
1
2
3
4
5
6
7
8
9
O desenho mostra o princìpio de funcionamento do amortecedor traseiro enquanto é comprimido.
St haste
T tubo do amortecedor
Se depósito
G gás
O óleo
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Esquemas eléctricos e disposição das ligações
DES 18 e DES 10 ligações terra preto - Bk, DES 2 e DES 1 alimentação A KEY ON (+15 do 30 relé Hands free) vermelho/preto - R/Bk.
M actuador do travão hidráulico compressão do amortecedor traseiro. 1 roxo/branco - V/W, 2 roxo/verde V/G, 3 roxo/azul - V/B, 4 roxo/amarelo - V/Y.
M actuador do travão hidráulico extensão do amortecedor traseiro. 1 amarelo/branco - Y/W, 2 amarelo/rosa Y/P, 3 amarelo/azul claro - Y/Lb, 4 amarelo/verde Y/G.
M actuador de pré-carga da mola do amortecedor traseiro, S sensor de posição do actuador de pré-carga da mola do amortecedor traseiro. 1 vermelho/amarelo - R/Y, 2 vermelho/azul - R/B, 3 vermelho/amarelo - R/Y (5V), 4 preto - Bk, 5 cinza - Gr (Sinal).
M actuador do travão hidráulico compressão da forquilha (jarra esquerda). 1 laranja/azul - O/B, 2 laranja/verde - O/G, 3 laranja/amarelo - O/Y, 4 laranja/roxo O/V.
M actuador do travão hidráulico extensão da forquilha (jarra direita). 1 azul/amarelo - B/Y, 2 azul/amarelo - B/Y, 3 azul/roxo - B/V, 4 azul/verde - B/G.
Ligações
Ligação dos travões hidráulicos às jarras da forquilha.
Ligações dos travões hidráulicos ao amortecedor traseiro.
Ligação do actuador de pré-carga da mola ao amortecedor traseiro.
Notas
A cada acendimento do quadro (KEY ON), os actuadores dos travões hidráulicos das suspensões são colocados em fim de curso (superior e inferior) e finalmente assumem a posição memorizada na unidade electrónica. No caso de intervenção nas suspensões ou de substituição das mesmas, os actuadores serão por isso automaticamente e correctamente posicionados.
Quando a bateria é destacada e a seguir é ligada novamente, é feita uma excursão completa da pré-carga da mola do amortecedor no momento do acendimento do quadro (KEY ON).
É possìvel substituir os resguardos do óleo de vedação das jarras da forquilha.
Códigos de defeito das suspensões com regulação electrónica
 
 
 
 
 
 
-
Efectue um comando de reset das suspensões (KEY OFF -> desligue os cabos da bateria -> KEY ON). Será aumentada ao máximo a pré-carga da mola, será cancelado o erro e em seguida a pré-carga da mola será colocada no seu valor mìnimo.
-
A temperatura elevada dos circuitos internos da unidade electrónica ou a tensão de alimentação insuficiente, também pode ser causada por um curto-circuito do actuador, mostrado pelo erro anteriormente descrito.
 
-
Se a linha CAN não conter a informação sobre a velocidade do veìculo, os actuadores permanecerão bloqueados na actual posição e não será possìvel actuar nos mesmos (não podem ser feitas regulações).